Manifestantes em São Paulo demonstram apoio aos protestos na Bolívia
Um ato em solidariedade ao povo boliviano ocorreu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, neste domingo (14). A manifestação reuniu cidadãos bolivianos residentes no Brasil, com o apoio de movimentos sociais e sindicalistas.
Os participantes expressaram o desejo pela renúncia do presidente Rodrigo Paz e pela revogação da Lei de Estado de Exceção, que permite à Forças Armadas reprimir protestos no país andino. A iniciativa buscou demonstrar apoio aos que lutam por seus direitos na Bolívia.
Rafaela Vilaça, integrante do movimento Feminismo Comunitário de Abya Yala – Tecido Pindorama Brasil, destacou a importância do ato. “É para a gente colocar a nossa solidariedade e colocar que o que acontece com o povo na Bolívia também acontece aqui com o povo brasileiro. Além disso, a luta da Bolívia é a luta do Brasil hoje também”, afirmou.
Crise na Bolívia: Protestos e Desabastecimento
O governo de Rodrigo Paz enfrenta uma série de manifestações que demandam sua renúncia. A mobilização envolve camponeses, indígenas, professores e mineiros, entre outras categorias. Bloqueios em estradas têm gerado desabastecimento em diversas regiões da Bolívia, resultando em escassez de combustíveis, alimentos e medicamentos nas cidades afetadas.
As decisões do novo presidente boliviano, que assumiu após quase duas décadas de hegemonia da esquerda, têm provocado descontentamento desde o início de seu mandato em dezembro de 2025. Um decreto que retirou o subsídio à gasolina foi um dos primeiros pontos de atrito.
Os protestos se intensificaram após acusações de que o governo promulgou leis fundiárias prejudiciais a pequenos agricultores e favoráveis a grandes empresários do agronegócio. Essas ações geraram forte reação de camponeses e indígenas.
Impacto Econômico e Luta por Direitos
“A Bolívia hoje também sofre pelos altos preços e pela falta de combustível. Além disso, os governos anteriores da Bolívia tinham um processo em que os alimentos eram muito acessíveis à população. Hoje, isso já não acontece. Tem falta de alimento e o que tem é muito caro”, criticou Rafaela Vilaça.
Ela acrescentou que “por isso os povos hoje estão na rua e em luta. Essa luta é defender os direitos dos bolivianos. E aqui em São Paulo isso não é diferente: os bolivianos estão aqui, mas estão também solidários ao que está acontecendo lá”. A manifestação em São Paulo ressaltou a conexão entre as lutas sociais no Brasil e na Bolívia.
Solidariedade Internacional em São Paulo
O ato na Avenida Paulista serviu como um importante ponto de encontro para a comunidade boliviana no Brasil e seus aliados. A demonstração de solidariedade buscou dar visibilidade às demandas populares na Bolívia e reforçar a importância da luta por direitos e justiça social.
A presença de movimentos sociais e sindicalistas brasileiros ao lado dos bolivianos evidencia uma rede de apoio mútuo e o reconhecimento de que as dificuldades enfrentadas pelo povo boliviano possuem paralelos com desafios enfrentados no Brasil. A mobilização em São Paulo se alinha à crescente conscientização sobre questões sociais e políticas na América Latina.