Roraima vai às urnas neste domingo para eleger governador em mandato tampão até 2027.
Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a participar da eleição suplementar neste domingo, 21 de julho. O objetivo é escolher o chefe do Executivo estadual para um mandato que se estenderá até janeiro de 2027. A votação ocorrerá em 350 locais de votação em todo o estado, com urnas funcionando até as 17h, no horário local.
A necessidade desta eleição extraordinária surge após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de abril. Damião havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium. A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
As irregularidades apontadas pelo TSE incluíram a entrega de cestas básicas e repasses de verbas a municípios sem seguir as normas legais. Essa decisão impacta diretamente a corrida eleitoral deste domingo, definindo um cenário de disputa acirrada e com questões jurídicas relevantes. Conforme informação divulgada pelo TSE, a eleição visa restabelecer a normalidade democrática no estado.
Quem são os candidatos na disputa pelo governo de Roraima?
A disputa pelo mandato tampão reúne três candidatos. Arthur Henrique (PL), ex-prefeito de Boa Vista, concorre com o apoio do ex-governador cassado. Ele disputa a vaga em caráter “sob judice”, pois sua candidatura foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
O atual governador interino, Soldado Sampaio (Republicanos), que era presidente da Assembleia Legislativa, também busca a efetivação no cargo. Ele assumiu interinamente o Executivo após a cassação de Damião.
A oposição local é representada pela socióloga Nelita Frank (PT). Sua candidatura, no entanto, também enfrentou turbulências devido a questões de desincompatibilização de cargo público, conforme decisão do ministro Flávio Dino do STF.
Candidatura “sob judice” e mudanças de última hora no PT
Arthur Henrique, candidato apoiado pelo ex-governador cassado, concorre “sob judice”. Sua candidatura foi questionada no STF devido a uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizou o prazo para que candidatos se afastassem de cargos públicos. O ministro Flávio Dino derrubou essa flexibilização, determinando o respeito aos prazos previstos na Lei das Inelegibilidades.
A decisão de Dino também afetou o PT de Roraima. Inicialmente, a professora Antônia Pedrosa foi indicada, mas ela não se afastou do cargo público dentro do prazo legal. Assim, Nelita Frank foi a escolhida para substituí-la. Contudo, devido à falta de tempo hábil, o nome e a foto de Antônia Pedrosa permanecem nas urnas eletrônicas, conforme informado pelo TRE-RR.
Eleições complementares em cinco municípios pelo Brasil
Além de Roraima, eleitores de cinco municípios em outras regiões do país também irão às urnas neste domingo. Eles escolherão prefeitos e vice-prefeitos em eleições complementares para mandatos que vão até janeiro de 2029. Essas novas eleições foram convocadas após a perda dos mandatos dos gestores eleitos originalmente em 2024.
Os municípios que terão eleições complementares são Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG). As disputas envolvem diversas chapas e partidos, refletindo a dinâmica política local em cada cidade. A Agência Brasil divulgou detalhes sobre os candidatos em cada uma dessas localidades.