Jorge Messias aceita rejeição do Senado para o STF e declara: “Senado é soberano”
Em sua primeira manifestação pública após ter seu nome rejeitado para o Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (29) que participou de forma “íntegra” e “franca” de todo o processo de indicação. Messias agradeceu os votos que recebeu e declarou que aceita o resultado, enfatizando a soberania do Senado.
“Me submeti a uma sabatina de coração aberto, de alma leve, espírito franco. Falei a verdade, falei o que penso, falei o que sinto, demonstrei o que sinto. Agora, a vida é assim, tem dias de vitórias e dias de derrotas. Temos que aceitar, o Senado é soberano, o plenário do Senado é soberano. O plenário falou”, declarou Jorge Messias a jornalistas após a decisão.
A indicação de Messias, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu 42 votos contrários e 34 favoráveis. Para ser aprovado, o nome precisava de pelo menos 41 votos dos 81 senadores. Com a rejeição, a indicação foi arquivada, marcando a primeira vez em mais de 130 anos que um indicado ao STF tem seu nome vetado pelo Senado.
Trajetória e Fé em Meio à Decepção
Jorge Messias, que é evangélico e contava com apoio de segmentos religiosos, expressou que a reprovação não é simples, mas que deposita sua confiança em um plano divino. “Não é simples alguém com a minha trajetória passar por uma reprovação. Mas eu quero dizer algo muito importante, eu aprendi que a minha está nas mãos de Deus, e Deus sabe de todas as coisas”, disse ele.
Ele ressaltou que lutou o bom combate e que precisa aceitar o plano de Deus para sua vida. A indicação de Messias para assumir a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente, foi anunciada há cerca de cinco meses, mas a mensagem oficial chegou ao Senado apenas no início de abril.
Processo de Desconstrução e Gratidão ao Presidente
Messias também mencionou que passou por um processo de desconstrução de sua imagem nos últimos cinco meses, afirmando ter uma “vida limpa”. Ele agradeceu ao presidente Lula pela indicação, considerando-a uma grande honra e uma etapa importante em sua vida.
“O presidente Lula me deu uma grande honra de ter participado desse processo e agradeço a ele pela oportunidade. Eu não encaro isso aqui como um fim, isso aqui é uma etapa do processo da minha vida”, acrescentou o Advogado-Geral da União.
Servidor Público de Carreira e Futuro Profissional
O Advogado-Geral da União destacou que é um servidor público de carreira e que não necessita de um cargo público específico para dar continuidade à sua trajetória profissional. A declaração reforça sua resiliência e seu compromisso com o serviço público, independentemente do resultado da sabatina no Senado.