RÁDIO SÃO LUÍS

Uma Boa música com notícias

Maranhão

São Luís

Política

Economia

Tecnologia

Mundo

Esportes

Cultura

Segurança

Mais

[rank_math_breadcrumb]
Lula Revela Tratamento de Radioterapia e Inaugura Hospital Oncológico Interestadual: 'Máquina Igual à Minha'

Lula Revela Tratamento de Radioterapia e Inaugura Hospital Oncológico Interestadual: ‘Máquina Igual à Minha’

Presidente Lula inaugura primeiro hospital oncológico interestadual do país e compartilha experiência pessoal com radioterapia, enfatizando a igualdade no acesso à saúde pública. Em sua primeira visita ao Hospital do Amor Interestadual de Lagarto, em Sergipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou abertamente sobre o tratamento de radioterapia que está realizando para uma […]

Resumo

Presidente Lula inaugura primeiro hospital oncológico interestadual do país e compartilha experiência pessoal com radioterapia, enfatizando a igualdade no acesso à saúde pública.

Em sua primeira visita ao Hospital do Amor Interestadual de Lagarto, em Sergipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou abertamente sobre o tratamento de radioterapia que está realizando para uma lesão no couro cabeludo. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (29), marcando um momento de proximidade com a população ao compartilhar sua própria jornada de saúde.

O presidente ressaltou que o acesso a tratamentos de ponta, como a radioterapia, é um direito de todos os brasileiros, independentemente de sua condição social. Lula enfatizou que as máquinas utilizadas no tratamento são as mesmas que equipam os hospitais de referência mundial, garantindo um padrão de qualidade elevado para todos os pacientes do SUS.

A unidade de Lagarto, que atenderá 153 municípios de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, representa um avanço significativo no combate ao câncer na região Nordeste. O investimento federal de R$ 137,5 milhões visa democratizar o acesso a diagnósticos e tratamentos oncológicos em áreas historicamente desassistidas, conforme informações divulgadas pelo governo.

Hospital do Amor Interestadual: Um Marco na Saúde do Nordeste

O Hospital do Amor Interestadual de Lagarto, Sergipe, foi oficialmente inaugurado pelo presidente Lula, que destacou a importância da unidade como o primeiro hospital oncológico interestadual do Brasil. A estrutura moderna foi projetada para se tornar uma referência no tratamento de câncer, cobrindo um vasto território e beneficiando milhões de pessoas através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com um investimento de R$ 137,5 milhões, a unidade visa oferecer atendimento especializado a cerca de 2,9 milhões de habitantes em 153 municípios de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. O hospital está integrado ao programa Agora Tem Especialistas, com o objetivo de levar diagnóstico e tratamento oncológico para regiões fora dos grandes centros urbanos, combatendo as desigualdades no acesso à saúde.

Lula e a Radioterapia: Tratamento Acessível para Todos

Durante sua visita, o presidente Lula compartilhou sua experiência pessoal com a radioterapia, informando que está passando por 15 sessões preventivas no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após a remoção de uma lesão no couro cabeludo em abril. Ele fez questão de frisar que o tratamento que recebe é o mesmo disponível para qualquer cidadão brasileiro no SUS.

“Hoje, a pessoa mais pobre desse país, se tiver que fazer radioterapia, ela vai fazer na mesma máquina que faz o presidente dos Estados Unidos, da China ou do Brasil. Eu estou fazendo radioterapia na minha cabeça. Qualquer pessoa que for fazer vai fazer em uma máquina igual à que eu faço, porque eu não sou melhor do que vocês”, declarou o presidente, reforçando seu compromisso com a igualdade no acesso à saúde.

O acompanhamento médico de Lula é liderado por equipes de ponta, e o presidente tem seguido suas atividades diárias sem restrições, demonstrando a eficácia e a segurança do procedimento. A sessão de radioterapia tem duração aproximada de dois minutos e ocorrerá ao longo de três semanas.

Soberania Nacional em Foco: Críticas aos EUA

Aproveitando a ocasião, o presidente Lula também abordou a questão da soberania brasileira, criticando manifestações de autoridades dos Estados Unidos sobre a classificação de facções criminosas brasileiras como terroristas. Lula reafirmou que o Brasil não aceitará ser tratado como uma “republiqueta” ou “moleques”.

Essa posição já havia sido expressa anteriormente pelo presidente durante visita à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE). Ele defendeu o combate rigoroso ao crime organizado dentro do país, citando a aprovação da Lei Antifacção e a lei de combate ao crime organizado como ferramentas essenciais para essa luta.

Lula lamentou a classificação feita pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e reiterou o compromisso do governo brasileiro em proteger suas comunidades e combater o terrorismo interno com base em suas próprias leis e soberania.

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!