Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação durante internação em UTI
O ex-presidente Jair Bolsonaro teve um agravamento em seu quadro de saúde, com piora na função renal e aumento de inflamação, segundo o último boletim médico divulgado. Ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, sem previsão de alta médica.
Apesar das novas complicações, o estado de saúde de Bolsonaro é considerado clinicamente estável. O tratamento com antibióticos e hidratação intravenosa continua, assim como os exercícios de fisioterapia respiratória e motora, e as medidas preventivas contra trombose venosa.
Jair Bolsonaro está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado. A notícia sobre o seu estado de saúde surge em meio a decisões judiciais sobre visitas e segurança.
Conforme informação divulgada, o boletim médico é assinado por uma equipe de especialistas, incluindo cirurgião-geral, cardiologistas e o coordenador da UTI Geral do hospital. As informações detalham a evolução clínica do ex-presidente.
Decisões do STF Facilitam Acompanhamento Familiar e Reforçam Segurança
Em uma decisão proferida no início da tarde de sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a presença de Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, no hospital como acompanhante. A medida visa garantir suporte familiar durante o período de internação.
Além de Michelle Bolsonaro, o ministro também concedeu autorização para que os filhos de Jair Bolsonaro, incluindo Jair Renan, Flávio, Carlos e Laura, bem como a enteada Letícia, possam visitar o ex-presidente. Essa permissão busca amenizar o isolamento do paciente.
O ministro Alexandre de Moraes também determinou um esquema de vigilância intensificada para o ex-presidente. O Núcleo do Custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal será o responsável por providenciar a segurança, com policiais de prontidão 24 horas, incluindo equipes posicionadas na porta do quarto e em pontos estratégicos dentro e fora da unidade hospitalar.
Proibição de Eletrônicos Visa Preservar Sigilo e Segurança
Em outra determinação, Alexandre de Moraes proibiu a entrada de computadores, telefones celulares e quaisquer outros dispositivos eletrônicos na unidade onde Jair Bolsonaro está internado. A exceção são os equipamentos médicos estritamente necessários para o tratamento do ex-presidente.
A medida de restrição de eletrônicos visa, segundo fontes, a garantir a segurança e o sigilo das informações relacionadas ao paciente e às investigações em curso, impedindo possíveis vazamentos ou uso indevido de tecnologia.
Broncopneumonia e Origem Aspirativa: Entenda o Diagnóstico
Jair Bolsonaro deu entrada na UTI do DF Star na manhã de sexta-feira (13) com um quadro de **broncopneumonia bacteriana bilateral**, de provável origem aspirativa. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após apresentar sintomas como febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese e calafrios.
A broncopneumonia é uma inflamação nos pulmões que afeta os brônquios e os alvéolos, podendo ser causada por bactérias. A origem aspirativa sugere que a infecção pode ter se iniciado pela inalação de conteúdo do estômago ou de secreções da boca para os pulmões, uma condição que requer atenção médica especializada e monitoramento constante.